Criar uma Loja Virtual Grátis
O que é adolescência?


Palavra originária do latim que quer dizer crescer, desenvolver-se.

Neste período também são destacados dois outros termos: puberdade e virilidade. O primeiro relacionado a aptidão reprodutora da espécie e o segundo ao vigor físico e mental.

Alguns critérios são utilizados para definir-se o período da adolescência. Comumente a Organização Mundial da Saúde faz um levantamento e lança uma idade cronológica para as fases da existência humana. E tem-se percebido que a cada análise as fases da infância e adolescência têm sido achatadas. Sob vários aspectos informações e vivências que anteriormente eram exclusivas do mundo adultas, cedo chegam às crianças e adolescentes. De qualquer maneira, dentro de um contexto cultural ocidental capitalista em que vivemos algumas explicações são consideradas.

Explicação cronológica:

Pré - adolescentes – de 10 a 12 anos.
Adolescentes propriamente ditos – de 13 a 16 anos.
Adolescentes jovens – de 17 a 21 anos.

Explicação corporal:

Está baseada em evidências físicas típicas da fase. Nesta ocasião vemos modificação da estrutura óssea, pêlos, voz, órgãos genitais etc...

Explicação social:

Neste caso é a sociedade que determina através de seus códigos e injunções quando um indivíduo deixa de ser criança e/ou entra na fase adulta. Os instrumentos sociais legitimam esta arrumação. Ex. Medicina, Direito, Educação...

Explicação Psicológica:

Analisado a partir do momento de uma busca e definição da personalidade adulta. É característica desta fase a busca pelo próprio EU. Questões sobre autoconceito e autoconhecimento são marcantes. As diversas mudanças fazem com que o adolescente vivencie diversos lutos.

PARA O ADOLESCENTE A VIDA É FUTURO. MUITOS SÃO OS SONHOS E AS PAIXÕES.

Idade onde se conquista progressivamente liberdade física-emocional e psíquica. Este é o momento de se provar a resistência e eficiência das orientações dadas, especialmente aquelas normatizadas e enfatizadas pelos pais.

2- Adolescência x Religião

Curiosamente, em meio a tantos questionamentos, reivindicações e incertezas, tem-se verificado que diferente do que se esperava, está confirmado, e cada vez mais, que este período é o mais fértil em termos de conversões religiosas. 
Os assuntos ligados a religião são de grande interesse, e seus conceitos aprofundados e postos a prova. É na adolescência que a religião tem que conseguir se explicar.
É a época em que a maioria dos líderes religiosos decidiu se tornar ministros ou missionários. É a melhor fase da vida para se firmar os valores da religião e do relacionamento com Deus. O adolescente quer significado em sua vida, e buscam na religião respostas para estas questões:

- UTILIDADE
- SIGNIFICADO
- PRATICIDADE

A rebeldia de alguns adolescentes, com relação a vida religiosa, ocorre muitas vezes, porque querem que ele cumpra, ou seja, responsável por uma prática religiosa que ele não vê em ninguém. 
Muito se fala, pouco se vive.


RELIGIÃO RELIGIOSOS

Dualismo religioso adolescente


O professor Roger Dudley aponta para três causas principais do abandono da fé por alguns adolescentes:

1ª - Relação turbulenta entre estes e seus pais.
2ª - Incoerência do discurso religioso com a prática religiosa
3ª - Novos conceitos formados sobre religião.

Adolescente você precisa descobrir e construir sua IDENTIDADE RELIGIOSA.
“Não por força nem por violência, mas pelo meu espírito.” Zacarias 4.6

3- Vida do Cristão adolescente:

Uma vida com propósito.
Você sabe o que é propósito? Você tem um propósito em sua vida? “Propósito” é quando temos um objetivo, um alvo a ser atingido. Você já nasceu com esse propósito, mas você sabe qual é o seu alvo? Espero que sua resposta seja única: Jesus.
Mas como ser um adolescente com propósito em uma época de tantas pressões? Esta é uma pergunta que, constantemente, vem à mente dos adolescentes. Não há como negar que as pressões do mundo sobre a vida do adolescente cristão aumentam a cada dia. Por onde passa, há uma “porta larga” esperando por ele. Manter um adolescente dentro da igreja hoje não é tarefa fácil. A concorrência com o mundo lá fora é grande e, na maioria das vezes, desleal, pois tudo é colocado de forma a atraí-los. Perseverar até o fim deve ser o propósito de cada um. O adolescente precisa ser estável espiritualmente falando, precisa fazer parte de uma geração radical que não se corrompe com o mundo. Pois assim está escrito: “[...] para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como luminares no mundo [...]” (Fp 2.15).
Sendo assim, quero colocar alguns passos importantes para que você, adolescente, caminhe em direção a uma vida com propósito diante de Deus:

1- Mente sábia – “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.” (Pv 1.7).

2- Ouvidos que discernem e que atendem à disciplina. “Os ouvidos que atendem à repreensão da vida farão a sua morada no meio dos sábios. O que rejeita a instrução menospreza a própria alma, mas o que escuta a repreensão adquire entendimento.” (Pv 15.31-32).

3- Olhar compassivo: “Jesus, pois, quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito, e perturbou-se.” (Jo 11.33).

4- Lábios que encorajam: “As palavras suaves são favos de mel, doces para a alma, e saúde para os ossos.” (Pv 16.24).

5- Mãos que abençoam: “Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado.” (Pv 31.20).

6- Pés firmados na Rocha: O salmista Davi declara: “Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.” (Sl 40.2).

7- Coração fiel: Deus não se agrada de um coração infiel. De um coração que desiste facilmente e que não persevera até o fim. Muitos jovens, à primeira tribulação, pulam fora do barco. Deixam Deus de lado e vão curtir uma vida fora da presença dele. 
Guarde bem isto: o apóstolo Paulo diz que a tribulação produz paciência, experiência e esperança (Rm 5.3-4). 

Esses são alguns passos que vão auxiliar você a viver uma vida com propósito em meio a esta geração aflita que vemos por aí. Não dê ouvidos àquilo que os outros falam de você. Tenha em mente que você faz parte de um povo separado e escolhido para fazer a diferença. Sua caminhada não será fácil, mas se usar de sabedoria, se não der ouvido a conversas alheias, se olhar como Jesus olharia, se usar a sua boca para proferir palavras que encorajam, se estender as suas mãos ao necessitado, se tiver os seus pés firmados na Rocha e um coração fiel a Deus, você trilhará o caminho do sucesso e colocará o seu nome na galeria daqueles que mudaram a história do cristianismo. Pense e guarde isso.
Hora de dinâmica: ”Pecados da língua”

4)- Amizade do Cristão adolescente:

Mas o que é um amigo? É alguém que adquire sua confiança por causa da convivência, alguém que sempre fala a verdade pra você, alguém que o ama e o respeita apesar dos seus defeitos, alguém que sente sua falta. Conhece alguém assim? O amigo é alguém que nunca deixa de amar, e se faz presente na angústia, como um irmão (Provérbios 17:17).

Encontrar um amigo é o grande dilema da adolescência! Por viver intensamente, o adolescente encontra todos os dias muitas pessoas: colegas, conhecidos, primos, irmãos em Cristo, vizinhos... mas achar um amigo de verdade, não é tão fácil. É possível que você esteja amargando uma situação difícil por ter confiado em alguém que o decepcionou, e isso fez você concluir que não existem amigos, não se pode confiar em ninguém. 
Por esse motivo, ao escolher as suas amizades, o adolescente cristão deve estar atento a alguns fatores que poderão influenciar sua vida para sempre, e deve ter cuidado com as amizades mundanas, pois a Bíblia afirma que as más conversações corrompem os bons costumes (I Coríntios 15:33), por isso, permanecer em companhia de pessoas erradas pode influenciar negativamente uma vida promissora. Quantos já deixaram de lado o bom costume de orar, de ler a Bíblia, de freqüentar as reuniões, de cantar louvores, e de evitar o pecado, por causa da influência de amigos que não têm o temor de Deus?
Não que haja problema em se ter amigos descrentes, mas é melhor que os melhores amigos de um cristão sejam cristãos, pois há um tipo de ajuda que somente esses podem lhe dar, a ajuda espiritual. Vale lembrar ainda que a amizade possa ser a chave da evangelização, por isso se você tem um amigo descrente, leve-o a Cristo, antes que ele o puxe para o mundo, o que é bem mais fácil.

Você deve estar alerta para as amizades que o mundo oferece.

Há o amigo político, que só se aproxima de você quando quer alguma coisa. 

Há o amigo celular, que está sempre chiando, e quando você precisa dele, ele está sempre fora de área ou desligado. 

Há o amigo poupança, Você deposita tudo que tem nele e o retorno é muito baixo. 

Tem ainda o amigo futebolista, que às vezes pisa na bola e outras vezes chuta você pra escanteio!!!

Mas há um amigo que nunca falha, que está sempre presente e nunca o deixa sozinho. Ele tem sempre uma palavra de sabedoria para aconselhar você, e entende seus problemas e suas mágoas. Ele está sempre pronto a perdoá-lo, e nunca precisa lhe pedir perdão. 
Ele o ama apesar das suas falhas constantes, e não se importa de você chamá-lo de madrugada para uma conversa confidencial. Além disso, ninguém tem maior amor do que este: de dar a sua vida, a favor de seus amigos (João 15:13). 
Esse amigo é Jesus, o Salvador amado. 
Ele quer ser seu amigo. Ele pode orientá-lo até na escolha das suas amizades. Por isso, você não precisa se sentir sozinho, Ele está sempre pronto a ajudá-lo, e Nele você pode confiar incondicionalmente!